Clipping

RandTech Computing acelera inovação no setor segurador

No início do ano em que a RandTech Computing faz a sua primeira década, o Rui Teixeira, CTO e fundador, faz uma análise do trajecto da empresa até a esse ponto, olha para o presente e lança alguns dos temas para o futuro.

Leia a entrevista, aqui, na íntegra:

RandTech Computing acelera inovação no setor segurador

Rui Teixeira, CTO da Randtech Computing

A adoção da semana de trabalho de quatro dias continua a ser um tema de destaque. Quais os impactos dessa iniciativa em termos de produtividade e retenção de talentos?

A semana de quatro dias foi uma decisão simples que o nosso Conselho de Administração tomou no final de janeiro de 2022 – mas que tem tido diversos desdobramentos que só reforçam o nosso compromisso com essa estratégia. A nível de retenção de pessoal o impacto é significativo – é mais difícil à concorrência «pescar» os nossos talentos. E isso, num setor como o do software, não é uma questão menor. Grande parte do sucesso dependeu do facto de termos um sistema – neste caso, uma intranet, o nosso Portal – que nos permite registar, com antecedência, as folgas (o que permite às chefias e às equipas organizarem melhor todo o trabalho).


O absentismo foi reduzido a praticamente zero: os nossos colaboradores podem usufruir do dia, seja para tratar de questões médicas ou burocráticas, sem ter de faltar e sem terem de nos dar explicações, expondo a sua vida pessoal desnecessariamente. Também é usado para formação, lazer, tempo de qualidade com os seus entes queridos ou mesmo voluntariado. Isso traz um maior sentimento de pertença na massa crítica interna e mais criatividade nas soluções porque o pessoal está mais descansado. O cliente não se ressentiu, nem a produtividade – logo, é para manter.


Não podemos, igualmente, ignorar o impacto positivo que isso traz para a empresa, que se reflete, por exemplo, na atenção que, em Dezembro de 2024, tivemos no mercado Brasileiro, já que fomos entrevistados por causa desse mesmo tema, por dois dos maiores órgãos de comunicação social locais (o Globo e a UOL).

Com a duplicação da equipa entre 2023 e 2024, quais são as expectativas de crescimento para 2025? Há planos de ampliar a atuação para outros mercados além de Portugal e Angola?

O nosso objetivo é crescer – sempre de forma sustentada. Não há qualquer interesse em fazer um «brilharete» e depois desaparecer do céu como um cometa que foi bonito, mas passou. Queremos ser uma estrela no firmamento, permanentemente a brilhar. Como referi, temos software extremamente versátil, em termos de configuração, personalização e escalonamento. Portanto, o nosso objetivo é expandir, para lá da CPLP – seja na Europa ou até mesmo do outro lado do Atlântico.

Que novos produtos ou tecnologias estão no pipeline para 2025, especialmente no campo dos ERPs e digitalização de processos no setor segurador?

Uma vez tendo criado um produto central como o Anywhere+, o nosso objetivo foi começar a criar outras aplicações, mas que fossem mais do que meros satélites. A partir das integrações, todos os nossos softwares conseguem ligar-se não só ao resto da constelação de produtos RandTech Computing, mas também a todos os restantes que existem no mercado. O nosso cliente pode usufruir das integrações já criadas ou requisitar novas, tailor-made.


Assim, o plano agora é duplo: por um lado, expandir o ecossistema, seja com novas declinações do Anymod, seja com novas aplicações de direito próprio, para cobrir mais necessidades, ainda não servidas até aqui. E, claro, ligá-las a mais e mais serviços, de modo a torná-las cada vez mais robustas. Ao mesmo tempo, a ideia é continuar a desenvolver e reforçar o que já existe – seja a expandir as funcionalidades do Anybroker ou modernizando alguns aspetos do Anywhere+.


Durante muito tempo, devido ao facto que começamos, de raiz, com uma tecnologia mais moderna do que aquela com que a concorrência se comprometeu, usufruímos das vantagens desses avanços para criar uma plataforma (o Anywhere+) muito mais robusta, sem deixar de ser escalável. O Anybroker, por exemplo, está nessa fase, com alguma da tecnologia mais dinâmica disponível neste momento.


Mas agora que estamos prestes a comemorar 10 anos de história, o Anywhere+ começa a acusar alguma latência. Portanto, temos planos para «modernizar» algumas partes do nosso Anywhere+ durante este ano. Preparem-se para grandes (boas) novidades.

Como é que a RandTech pretende continuar a promover a inovação tecnológica e a personalização para atender às crescentes necessidades do setor segurador?

Neste momento, sentimos que o mercado dos seguros está a tornar-se, tal como a banca há uns anos atrás, cada vez mais digital. Isto salienta a importância do setor se servir de bons parceiros tecnológicos. Mas é importante salientar que não bastam ser software housesÉ muito diferente o tipo de apoio que uma software house genérica pode dar face ao de uma insurtech – que nasce e vive para o setor segurador, exclusivamente – como é o nosso caso. Nós compreendemos as seguradoras e falamos a sua linguagem porque esse é o nosso mercado. Isso torna a comunicação muito mais fluida – e os projetos mais rápidos de concretizar.


É por isso que somos capazes de, por exemplo, desenvolver uma plataforma que reduz substancialmente o time-to-market dos produtos dos nossos clientes. Priorizamos esse objetivo porque o cliente prioriza esse objetivo e estamos alinhados: como participamos das conversas, sabemos quais são as principais dores das companhias. Como tal, construímos já, de base, tendo em conta as suas prioridades delas.


Ao mesmo tempo – e desde a nossa génese – investimos na investigação e desenvolvimento de tecnologias, porque é importante desafiar o mercado e abrir-lhe perspetivas. Contudo, somos surpreendidos pelas ideias inesperadas que os nossos clientes nos propõem, quando estes se permitem sonhar alto. E é essa sinergia que torna todo este espaço profundamente aliciante e compensatório: há sempre um projeto, que não estava no nosso radar que, subitamente, nos aparece e somos levados, pela imaginação do nosso cliente, a um novo lugar a que a tecnologia nos permite chegar.


E sim, isto é um convite para quem nos está a ler entrar em contacto connosco, para nos desafiar. Tragam-nos os vossos sonhos. Nós traremos a nossa capacidade de os materializar.

Partilhe o artigo na sua rede:

RandTech Computing acelera inovação no setor segurador

Soluções ERP para Seguradoras e para o sector da Mediação e Corretagem de Seguros.

Siga-nos: 

RandTech Computing acelera inovação no setor seguradorRandTech Computing acelera inovação no setor seguradorRandTech Computing acelera inovação no setor segurador

TLF: +351 22 319 59 60

Copyright 2024 Randtech Todos os direitos reservados.

rtcom.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile