Clipping

Um encontro almejado

Aquando das comemorações do 40º aniversário da MDS, a RandTech Computing fez uma pequena parceria de conteúdos, contribuindo com um artigo de Jorge Oliveira para a versão digital da sua revista (The Fullcover), conhecida como Extra Cover, em que ele traça o paralelo entre a história das duas empresas, até ao momento em que estas duas linhas cronológica se cruzam.

Leia o artigo, na íntegra, abaixo:

A imagem representa duas linhas de comboios paralelas, que acabam por se fundir numa só

Num país como Portugal, em que, segundo um estudo da Informa D&B1, 33% das empresas criadas desaparecem ao fim de um ano e, das restantes, 48% ficam pelo caminho até ao terceiro aniversário, e destas apenas um terço ultrapassa a fasquia dos sete anos de existência, o quadragésimo aniversário da MDS tem de ser duplamente celebrado: pelo aniversário em si e pelo que tal longevidade demonstra em termos de visão de negócio e capacidade de gestão, atenta ao mercado e à sua evolução, mas também intencionalmente procurando desafiá-lo e, nesse esforço, abrir-lhe novas perspetivas.

Quando em 1997 a MDS decidiu criar a primeira equipa especializada em consultoria de risco, já demonstrava o seu vinco pioneiro, definitivamente assumido, em 2000, com a nomeação da atual liderança do grupo, que se declarava, logo de raiz, disruptiva.  
 
Dando significado às palavras com atos concretos, nesse mesmo ano a MDS criava a resseguradora Sonae Re, para logo a seguir abraçar o mercado global. O tiro de partida, a aquisição da francesa FirstAssur, uma corretora da internet, no rescaldo do estouro da bolha das dotcom, é a alegoria perfeita para a coragem e o rasgo para assumir apostas ousadas — essenciais para quem faz do risco o seu habitat natural.  
 
Nos anos seguintes, várias seriam as aquisições da MDS pelo mundo até que, em 2004, mais uma vez, teriam o arrojo de criar a Brokerslink, uma rede internacional de corretores, a partir do Porto, a cidade em que nós, RandTech Computing, e a MDS, partilhamos a origem.  
 
A realização do Fórum da FERMA e o investimento na Cooper Gay, bem como a criação da Seguros Continente — uma operação que ainda hoje perdura — ou o lançamento de iniciativas como a MDS Partners, a HighDome, a Herco e plataformas como o Proximity e a Mlearning demonstram, uma e outra vez, a reiterada capacidade da MDS de se reinventar e expandir a cada nova fase — e o seu olhar atento à força da tecnologia. 
 
Em 2014, quando a MDS comemorava o seu 30.º aniversário (um ano depois de expandir a operação para Angola), estava a RandTech Computing a dar os seus primeiros passos no que seria a criação do seu produto-estrela, o ERP Anywhere+ (atualmente a servir 14 das cerca de 20 seguradoras angolanas nas várias exigências e complexidades para as quais uma empresa deste sector precisa de resposta).  
 
Em 2018, enquanto a MDS se oficializava como Lloyd’s Broker, nós ajudávamos as seguradoras angolanas a desenvolver o canal de bancassurance — canal em que o CEO da MDS fora pioneiro, em Portugal, anos antes. 
 
O compromisso com a inovação, em especial com o poder latente do software, volta a ficar evidente em 2015 (ano da nossa inauguração oficial) em que a MDS abraça a computação remota (cloud), com o sistema Phoenix, apostando na otimização dos processos de gestão. Dois anos depois, A MDS vai mais longe e adquire a tecnológica do ramo dos Employee Benefits, FlexBen. 
 
Por tudo isto, não é de surpreender que os nossos destinos acabassem por se encontrar. A RandTech Computing nasceu numa momento chave, em que se cruzavam grandes avanços na tecnologia com a perceção de que efetivamente seria possível e era necessário ser mais exigente com as ferramentas digitais aplicadas a negócios da complexidade dos seguros. Foi, aliás, este novo panorama que criou a oportunidade para o aparecimento de novos intervenientes, como nós.  
 
Tivéssemos talvez começado um pouco antes e estaríamos presos a tecnologias herdadas do passado, que obrigam a estruturas maiores, limitam a escalabilidade dos projetos e põem em causa a rápida reestruturação de projetos para novas necessidades que vão surgindo e a própria experiência de utilização. 
 
Hoje, podemos dizer que conseguimos elevar substancialmente a fasquia do mercado, seja na eficácia dos processos e na fluidez das interfaces — potenciando em muito a produtividade. E isto, mesmo sendo uma pequena-média empresa, que consegue dar resposta a clientes com a importância, a dimensão e exigência da MDS. 
 
Mas tal só é possível num clima de parceria, em que ambas as partes são importantes. O cliente não é meramente passivo: trabalhar com uma empresa que é sensível ao potencial da tecnologia e entende por dentro as suas idiossincrasias, como é o caso da MDS, faz toda a diferença. E não só é mais fácil, como agradável, de parte-a-parte.  
 
Assim, quando se é convidado a contribuir para a sua história, tal torna-se uma honra. Por tudo isto, a equipa RandTech Computing agradece o voto de confiança e deseja à MDS muitas mais décadas de sucessos. Esperamos em breve poder contribuir novamente para vos ajudar a trazer o futuro que imaginam para o presente de todos nós. Parabéns, MDS. 

AUTORES

Jorge Oliveira, COO RandTech Computing

Iniciando a sua carreira como operário fabril da Yazaki Saltano, Jorge Oliveira é, actualmente, o Chief Operations Officer da insurtech Portuense RandTech Computing (empresa que se tem destacado pela criação de plataformas como o ERP para seguradoras Anywhere+ ou, para a distribuição de seguros, Anybroker), que ajudou a fundar. Pelo caminho, ficam a experiência na i2S Insurance Knowledge (onde foi cerca de oito anos programador e depois, gestor de cliente por mais dez), mais o tempo que passou em Angola em duas grandes seguradoras (actualmente, clientes), primeiro como Director de Sistemas de Informação (A Mundial Seguros) e depois, do Gabinete de Desenvolvimento (Global Seguros). Sonhar alto é o seu lema.

Partilhe o artigo na sua rede:

Um encontro almejado

Soluções ERP para Seguradoras e para o sector da Mediação e Corretagem de Seguros.

Siga-nos: 

Um encontro almejadoUm encontro almejadoUm encontro almejado

TLF: +351 22 319 59 60

Copyright 2024 Randtech Todos os direitos reservados.

rtcom.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile