Clipping

Contra 6x1: empresa faz proposta entre escala 4x3 ou aumento de salário

A partir da reportagem da UOL, a jornalista Alice Andersen, da Revista Fórum, fez um artigo sobre a nossa experiência com a política laboral de 4 dias, em meio da discussão relativa à redução da semana laboral Brasileira, da escala de 6 dias por semana.


Leia o artigo na íntegra, abaixo:

Imagem em picado de cinco pessoas a trabalhar num escritório

Funcionários relatam melhor desempenho no trabalho com redução de jornada.

Para melhorar a atração e retenção de talentos, uma empresa portuguesa passou a adotar, em 2022, a escala 4x3. No Brasil, o modelo ganhou visibilidade após a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) propor o fim da jornada de trabalho 6x1.

RandTech Computing, uma empresa de software voltada para seguradoras localizada na cidade do Porto, implementou o modelo de trabalho 4x3. Nesse formato, os colaboradores têm quatro dias de trabalho seguidos por uma folga adicional, além do fim de semana. 

O modelo, que tem se tornado cada vez mais comum na Europa, resultou em um aumento de 20% na produtividade da empresa desde sua adoção em 2022, segundo João Barbosa, diretor de comunicação, marketing e estratégia digital. Outros benefícios observados foram a melhor retenção de talentos, maior sensação de pertencimento e um time mais engajado.

"É uma vantagem para todos. A nossa empresa aderiu e só tem visto crescimento desde então", disse ao UOL.


Descanso é prioridade

Em 2023, a empresa realizou uma pesquisa para avaliar a satisfação da equipe, com 14 perguntas divididas em 5 seções e 19 participantes. Os principais resultados foram:


  • 78,9% dos funcionários preferem a escala 4x3 em vez de um aumento salarial;


  • Quase 90% dos respondentes consideraram a medida positiva;


  • Cerca de 80% afirmaram que recomendariam a empresa a outros devido ao benefício;


  • A semana de 4 dias foi apontada como um dos principais fatores que fazem os funcionários se sentirem mais valorizados;


Quanto ao uso do dia de folga, 26,3% o utilizam para realizar tarefas burocráticas, 26,3% para estudar, 15,8% para lazer e 10,5% para passar mais tempo com a família.


Algumas empresas no Brasil já adotaram

A prática adotada pela empresa portuguesa também foi testada em algumas empresas no Brasil, que participaram de um projeto piloto, desenvolvido em parceria com a FGV-EAESP, a 4 Day Week Global e outras entidades. O modelo já foi experimentado em diversos países, e um novo piloto está previsto para ser realizado no Brasil no início de 2025.


De acordo com os relatos dos participantes, houve uma redução no estresse e na exaustão. Dados do projeto indicam que 72,8% dos trabalhadores sentiram uma diminuição na exaustão, enquanto 71,3% relataram ter mais energia para dedicar aos amigos e familiares. No ambiente de trabalho, 80,7% observaram uma melhora na criatividade e inovação, e 52,6% notaram um progresso na qualidade do trabalho.

Aumenta produtividade e diminui estresse, comprovou estudo

A jornada de trabalho de quatro dias indicou melhoria na produtividade e diminuição do estresse, segundo um experimento realizado no Brasil por duas ONGs que atuam pela redução do tempo de trabalho. 


O experimento teve início em janeiro deste ano e analisou 21 empresas. Do total, 61,5% das companhias apresentaram melhora na execução de projetos; 58,5% sentem que a criatividade melhorou; 44,4% relataram maior capacidade de cumprir prazos e 33,3% viram melhoria em adquirir clientes.


O estudo foi conduzido pela organização 4 Day Week Brazil, braço do movimento global que realiza pesquisas práticas em diversas empresas pelo mundo. A ONG Reconnect Happiness at Work também participou do experimento.


Os dados também mostram outros resultados positivos em relação à redução do estresse no trabalho (62,7%); do desgaste ao final do dia (64,9%) e do desgaste emocional durante a semana (49,3%). A frustração com o trabalho e a exaustão também apresentaram queda de 56,5% e 64,5%, respectivamente. Além disso, os trabalhadores também relataram aumento de energia para curtir momentos de lazer com amigos e família (78,1%). Leia nesta matéria da Fórum.

Partilhe o artigo na sua rede:

Contra 6x1: empresa faz proposta entre escala 4x3 ou aumento de salário

Soluções ERP para Seguradoras e para o sector da Mediação e Corretagem de Seguros.

Siga-nos: 

Contra 6x1: empresa faz proposta entre escala 4x3 ou aumento de salárioContra 6x1: empresa faz proposta entre escala 4x3 ou aumento de salárioContra 6x1: empresa faz proposta entre escala 4x3 ou aumento de salário

TLF: +351 22 319 59 60

Copyright 2024 Randtech Todos os direitos reservados.

rtcom.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile